Existe uma busca natural de autogratificação neste animal, que nós chamamos de humano.

Qualquer instituição que quiser obter sucesso, deve atender as necessidades de autogratificação natural desse ser.

Não foi suficiente todo o trajeto evolutivo da humanidade para aplacar esse desejo de autogratificação.

Nos dias de hoje a grande ameaça contra a vida familiar é a inquietante maré montante de autogratificação, “a mania moderna do prazer”.

Segundo o psicólogo Abraham Maslow, existe necessidades fundamentais fisiológicas, que são: alimentação, sono, abrigo e sexo.

Existem também as necessidades psicológicas que são: pertencimento, amor e auto estima.

A busca por reconhecimento, realização pessoal, sucesso e autoestima pode levar os indivíduos a procurar a satisfação de suas próprias necessidades e desejos.

A busca do prazer e evitar a dor está ligado à natureza humana de buscar experiências positivas e evitar experiências negativas.

Temos que ter em nossa mente o diferencial claro que estamos falando de dois mundos, um material que é o nosso corpo físico, e um outro mundo que é o nosso corpo mental.

O grande detalhe que passa despercebido é que esses mundos estão ligados e muitas vezes essas características se misturam e buscamos saciar nossas necessidades de autogratificação em mundos diferentes da sua origem.

Explico: insistentemente buscamos saciar necessidades do mundo mental, no mundo físico, simplesmente pelo fato de não saber que existe esse mundo mental. Assim necessidades de auto estima, ou pertencimento, ou ainda de amor, que são necessidades desse mundo mental, transferindo-os para o mundo físico, como o exercício de saciar a necessidade de segurança na necessidade de saciar a fome, consequentemente abusamos da comida, a falta de amor, na busca indiscriminada de parceiros que pouco condizem com sua personalidade, ou ainda a necessidade de pertencimento no apego a grupos que mesmo que sejam nocivos às sua ética e moral sejam tolerados.

Valores do mundo físico devem ser saciados no mundo físico, e os valores do mundo mental saciados no mundo mental.

Mundos diferentes com valores diferentes, a sua mistura causa turbulência no seu mundo, tanto mental como físico.

Esses dois mundos são interdependentes, e deve existir um cuidado muito grande ao saciar essas necessidades, e à medida que você vai cuidando de cada mundo você vai contrabalançando suas necessidades.

Um dia aprendemos a reconhecer esse mundo físico através desse mundo mental e inteligente, e a partir daí e sem noção passamos a viver no mundo físico e esquecemos desse mundo mental.

A busca do prazer nos incita ao movimento, e esse movimento também está atrelado ao mundo seja físico ou mental, e de um modo ou de outro, esse movimento nos tira da inércia, arrastando-nos a evolução.

Evoluímos o tempo todo, só que às vezes ficamos presos num círculo-vicioso, e vivendo mal, por muito tempo, e de repente surge uma luz.

Rolar para cima