Era um domingo à tarde, e a mãe de Tiago e João, veio até Jesus com esses dois filhos apóstolos, com um pedido.

Jesus adiantou-se e perguntou a ela: “O que queres que eu faça por ti?”

Então Salomé respondeu: “Mestre, agora que estás indo a Jerusalém a fim de estabelecer o reino, peço a ti que me prometas, dar a esses meus dois filhos, dar-lhes honras contigo, fazendo deles, no teu reino, os que se sentarão um à tua mão direita e o outro à tua mão esquerda”.

Como resposta: “mulher tu não sabes o que pedes”.

Jesus olha para os dois apóstolos, que buscavam honrarias, disse:

“Porque eu conheci e amei por muitos anos, porque eu vivi na casa de sua mãe, porque André vos designou para estar comigo todo o tempo, e por tudo isso permitis que vossa mãe vir a mim secretamente, fazendo esse pedido inconveniente? Sois por acaso capazes de beber da taça que estou a ponto de beber?”

Sem pensar João e Tiago responderam: “Sim Mestre, somos capazes”.

Disse Jesus: “Eu me entristeço, pois não sabes por que vamos a Jerusalém, sofro porque não compreendeis a natureza de meu reino, e me desaponto por trazeres vossa mãe para fazer-me tal pedido, sei todavia que ireis beber de fato da minha taça de amargura e que compartilhareis da minha humilhação, mas quanto a sentar à minha mão direita e à  minha  mão esquerda, não me cabe conceder. Tais honrarias são reservadas para aqueles que foram designados por meu Pai”.

A indignação dos apóstolos que ficaram sabendo começara a discutir entre si, e Jesus reuniu todos e disse:

“Aquele que quiser ser grande dentre vós que antes se torne vosso servidor. Aquele que quiser ser o primeiro no Reino, que se torne o vosso ministrador”.

Em menos de um mês, o seu querido bem amado e Mestre, estaria dependurado numa cruz romana, com um ladrão moribundo de um lado e um outro transgressor ainda do outro lado.

A mãe deles, que estava presente à crucificação, lembrava do pedido tolo que havia feito a Jesus em Pela a respeito das honras, que insensatamente buscara para os seus filhos apóstolos.

Rolar para cima